Lançamento do livro “Branding na era das redes sociais: cuidar das marcas nunca foi tão importante”

Lançamento do livro “Branding na era das redes sociais: cuidar das marcas nunca foi tão importante”

Uma nova perspectiva sobre branding e redes sociais chega às prateleiras no próximo mês. O livro de autoria da estudante de 17 anos, do último ano do ensino médio, Antônia Martinelli Luperi, analisa as estratégias de branding das marcas nas redes sociais, das oportunidades aos perigos da superexposição, sob a ótica de uma jovem Gen-Z.

“Branding na era das redes sociais: cuidar das marcas nunca foi tão importante” foi lançado em 20 de setembro, pela Editora Leader.

O Brasil é o segundo país mais conectado do mundo O brasileiro passa, em média, 9 horas e 13 minutos por dia na internet. Desse tempo, 3 horas e 37 minutos são gastas nas redes sociais, em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Kwai e X – o quádruplo do tempo usado pelos japoneses. Com esse cenário, as marcas precisaram migrar para essas plataformas e têm o marketing tem se desdobrado para conseguir acompanhar .as melhores es­tratégias para navegar nesses ambientes cujas prioridades, tendências e assuntos mudam a cada segundo.

As redes sociais causaram uma revolução na indústria da publicidade. Além disso, temos um consumidor que também foi transformado e enxerga a relação com as marcas muito mais próxima. “Não somente os jovens, mas principalmente esse grupo o qual me incluo, se sentem mais próximos para conversar com as marcas nesses canais e expor o que pensam. E o jovem de hoje está mais atento e exigente. Não quer mais uma publicidade somente comercial. Quer ver representatividade, a defesa de causas urgentes, conteúdo relevante e uma criatividade inovadora, que surpreenda e prenda sua atenção. Isso tem feito com que as marcas revejam seus valores, posicionamentos e a forma de fazer publicidade”, comentou Antônia.

Organizado em quatro capítulos, o livro traz as profundas análises da autora, que convive com o universo do marketing desde seu nascimento, filha de Sandra Martinelli, profissional premiada, com 40 anos de carreira no marketing sendo 30 deles em agências e bancos e há 10 anos atuando como CEO da Associação Brasileira de Anunciantes – ABA, e com insights aprendidos com o mestre Philip Kotler, que também serviu de base e inspiração para suas reflexões. Para analisar como está sendo feito o branding nas redes sociais com o propósito de construir uma imagem positiva, posicionamento, au­mentar o reconhecimento e fortalecer o relacionamen­to das marcas com o público-alvo, Antônia analisou, no decorrer do livro, diversos cases de marcas nacionais e internacionais que mostram as excelentes oportunidades para navegar nesse cenário promissor, como a participação nas conversas dos usuários, missões de engajamento, coconstrução de conteúdo e marketing de influência.

A obra enfatiza desde as melhores formas de criar conexões mais profundas com os consumidores por meio de diálogos abertos, transparentes e autenticidade, bem como os riscos atrelados a uma superexposição, que podem afetar suas reputações. “Uma vez que uma marca não tem mais o controle do que se fala sobre ela dentro de uma rede social e está sujeita a uma exposição amplificada e extremamente veloz, a gestão de branding na era das redes sociais exige um monitoramento sobre o que se fala das marcas em tempo real, a cada novo clique”, reflete a autora.

“Este não é mais um livro sobre marketing nas redes sociais. E muito me­nos um emaranhado de páginas sobre branding na era das plataformas. Este é um livro que traz a perspectiva única de uma jovem representante da Gen-Z que descortina sua percepção sobre o papel e a respon­sabilidade das marcas na contemporaneidade. A publicação não traz apenas reflexões sobre desafios do marketing na atualidade, mas, principalmen­te, uma valiosa e potente abordagem geracional sobre a nossa indústria”, discorreu o prefaciador da obra, José Saad Neto, jornalista, pesquisador e curador de tendências. É fundador da GoAd Media, rede global de curadoria em inovação, comunicação e marketing.

Fonte: Publicitários Criativos