Em 26/10/2018

COMO FUNCIONA UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE?

            Muitas pessoas não conhecem como funciona o trabalho interno de uma agência de publicidade. Nesse artigo iremos mostrar resumidamente como é a estrutura de uma empresa de criatividade, quais profissionais são necessários e como são divididas as tarefas.

 

ATENDIMENTO:

 

O atendimento é o grande portal da agência, é ele que também capta novos clientes e mantêm o fluxo dos já existentes, criando um relacionamento constante. O departamento ou os profissionais de atendimento se dedicam a conhecer a fundo os clientes, fazendo a comunicação entre eles e as demais equipes da Agência.

O profissional de atendimento é o 1º com o qual o cliente tem contato, portanto, ele deve:ser proativo; ter uma boa oratória; conhecer todos os processos internos; ser persuasivo e ser simpático.

 

PLANEJAMENTO

 

Ele coleta todas as informações recebidas do cliente com a equipe de atendimento e traça os próximos passos que devem ser feitos. O setor ou os profissionais de planejamento têm como função estudar constantemente os mercados por meio de pesquisas e investigações, em um esforço de inteligência, para fornecer aos outros profissionais da Agência e aos seus clientes informações estratégicas e oportunidades de atuação.  

Uma das estratégias de planejamento é o brainstorm, reunião na qual todos os profissionais responsáveis pela campanha conversam visando ter ideias que possam contribuir na elaboração de um resultado mais criativo e alinhado com as expectativas do cliente.

Uma função muito importante do planejamento é o Tráfego, que tem a função de acompanhar o trâmite interno de todos os serviços que estão sendo desempenhados pela Agência. Ele que controla os prazos e administra prioridades de tal forma que o cronograma de uma equipe ou departamento se sincronize com o cronograma dos demais

 

CRIAÇÃO

 

É o setor ou equipe responsável por conceber as peças de comunicação que serão utilizadas para promover os produtos dos clientes. É comum que este seja o setor com maior número de pessoas na Agência.

Normalmente o departamento de criação apresenta as funções de:

1) Diretor de Criação: que é o profissional responsável por garantir um bom nível criativo para a equipe, construindo uma linguagem e uma tradição criativa para a Agência, de tal modo que os clientes possam reconhecer os seus trabalhos;

2) Designer: que é o responsável pela concepção visual e artística das peças de comunicação criadas pela Agência.

3) Redator, que trabalha em dupla com o Designer, sendo o responsável pela concepção textual das peças de comunicação criadas pela Agência.

4) Produção: pode ser feito por gráficas, fotógrafos, equipes de filmagens e mais uma série de profissionais que podem ser acionados de acordo com a necessidade de cada campanha. É comum que as Agências terceirizem os serviços de produção com outras empresas.

 

Se você precisa de uma agência de publicidade para sua empresa, ou se quer conhecer de perto como funciona o trabalho, entre em contato conosco! Teremos o prazer de te atender!